21 de dezembro de 2005

RECOMENDA-SE



ÚLTIMAS LEITURAS


Siddhartha - de Hermann Hesse - uma deliciosa busca de nós próprios, do que devemos buscar na vida para encontrarmos depois tranquilidade. Todas as adversidades dão à vida um significado diferente e ficamos com a ideia de que devemos lutar por aquilo em que cremos.

6 de Abril '96 - de Sveva Casati Modignani - Apaixonante, como todos os que já li da autora. Para mulheres que se encantam com o amor.

Tudo de Paulo Coelho - não há um que eu não tivesse gostado.

O Planeta Branco - de Miguel Sousa Tavares - tocante.

Anjos e Demónios - de Dan Brown - depois do Código da Vinci tive de confirmar que a inspiração não foi exclusiva de uma obra. Estou a ler. É intrigante, não tanto como o Código da Vinci, mas não deixa de valer a pena.

Recomendo mais se nos meus dias agitados forem aparecendo uns rasgos por onde a leitura possa ir entrando. É que ler é mesmo, mesmo, mesmo... mesmo agradável.

Deixem as vossas sugestões de leitura, p.f.

REVELAÇÂO

Bem, bem... vamos lá então! Já sabem que eu tenho alguns "escritos secretos" - pequenos tesouros da minha inspirada adolescência.
Aqui fica um de 26 de Maio de 1992 (há quanto tempo...)

Meu Universo

Vivo entoando rimas
Dançando entre sílabas.

Idealizo sinais de pontuação
E refugio-me em silêncios.

Escrevo palavras soltas
E deixo que o vento as leve.

Dou às coisas um tom
E escondo-me.
by jacinta

19 de dezembro de 2005

CRASH!!!

Podia ser crash! boom! bang. Mas não. Foi só um aterrador e rápido CRASH!!!
Podia ser o som de muitas e variadíssimas coisas, mas infelizmente foi o som do meu Nissan Almera às 10horas de Sábado. Estrada cheia de gelo, condutora que não deu à condição do piso a devida importância e ... Despiste! Depois de viver o inferno nuns segundos, reconheci o meu planeta, a minha vida, os parvos dos airbags que nunca deviam ter aberto, e o meu carro com a frente desfeita contra um muro. Feliz por não ter sofrido um único arranhão e por ter seguro contra todos os riscos. Estou bem, graças a Deus! (Mas já me custa estar sem o meu carrito)

London - Here I go!!!!!!!!!!!!



Parece-me que desta é que vou mesmo. Quem me conhece já sabe deste meu desejo antigo de ir a Londres. Todos temos (ou devíamos ter) um momento na vida em que certos desejos se concretizam. Tudo indica que este se vai concretizar nas férias da Páscoa.

Londres deve ser uma cidade magnífica. E a companhia das amigas vai tornar esta viagem numa autêntica maravilha!
Já agora, até ao final de Janeiro, podem decidir ingressar nesta viagem, organizada pela Associação Luso-Britânica do Minho (690€).
AMAZING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!WONDERFUL!!!!!!!!!!

Someday, perhaps

It begins long before the first frost
Somewhere between memory and reality.
It touches us with compassion
and whispers to us of hope.
It tiptoes into our hearts with elation
and opens our souls to faith.

Its name is Christmas and we have yet to learn
How to keep it close for more than
this one brief, shining moment.
Someday, perhaps... with love.


Isn´t it beautiful?

15 de dezembro de 2005

BLOGS, BLOGS, BLOGS

Se é daquelas pessoas que vive a semana na ansiedade de chegar a sext-feira, então rejubile juntamente com a minha amiga, fanática pelas sextas-feiras em www.cristinasimoes.blogspot.com Claro que o blog dela tem muitas outras coisas interessantes e giríssimas, mas se o Garfield tivesse um blog, seria muitíssimo semelhante ao dela.
Estreia - a minha afilhidinha/sobrinha/mana/amiga... acabou de se estrear com Pieces of Me em www.lelasilva.blog.pt - Aconselha-se a estudantes universitários desesperados com os trabalhos que é como ela está neste momento.

BOM NATAL PARA TODOS

Snowball Fight Santa's Cookies Tangled Lights Seasons Greetings Frosty Present Snow Globe





CHEIRINHO A FÉRIAS


Que bem que sabe este cheirinho a férias. Cheira a chá com torradinhas pela manhã; cheira a cama quentinha; cheira a descanso e livros para ler... Claro que também cheira a Mac Donalds e a cinema, porque o Diogo também já tem o faro bem apuradinho!
Eu não me queixo das minhas 28 a 30 horas de trabalho semanal , nem me queixo das 2 a 3 horas diárias de trabalho de preparação de aulas em casa; nem me queixo das 198 criaturas que enchem os meus dias de trabalho. Mas isto de uma professora ter 11 turmas, 8 escolas diferentes, vários níveis de ensino... às vezes deixa-me um pouco com os cabelos em pé.
Boas férias para quem as vai ter.

TUDO TEM O SEU PROPRIO LUGAR

Oi. Isto é para as pessoas que me ligam para falar do meu blog:
- P. F. os comentários aos blogs, fazem-se no prório blog - onde diz COMMENT!
É que não precisam gastar dinheiro com um telefonema ou uma msg -é só deixar comentário. O telefonema tem outras funções. Entendido?
Fico à espera desses comentários!

CONTRADIÇÕES

Às vezes fico mesmo dah com certas notícias. Esta é recente e não deixo de me pasmar quando me lembro. Lembram-se do Papa ter feito aquele discurso (muito (i)moralista) sobre o facto de os homossexuais não poderem frequentar seminários, nem poderem exercer sacerdócio. Esta preocupação com a homossexualidade espantou-me. Afinal, os padres da Igreja Católica não fazem um voto de celibato? Então, quer isto dizer, que se forem heterossexuais até já não há problema? Já podem ter as suas mulheres? Então também já devem poder usar métodos contraceptivos?! Ou as mulheres que engravidarem podem abortar? Pode a igreja continuar a encobrir pedófilos? Eu confesso-me confusa. Com todo o respeito pela essência da Igreja Cristã Católica, em que ficamos, afinal? Somos ou não uma comunidade de gente honesta, justa e que não descrimina os irmãos????? Não se pode apregoar uma coisa e de repente o seu contrário!!! Isto não me parece nada moralista e deixa-me muito reticente em relação a muitas coisas. Eu prefiro acreditar na ESSÊNCIA.

12 de dezembro de 2005

RUN FOR LIFE


Há verdadeiros testemunhos de força e coragem de mulheres, homens e crianças, que diariamente se debatem pela vida. Melissa Etheridge cantou a sua doença, para alertar as pessoas para a necessidade da prevenção do cancro da mama. Infelizmente, neste momento, há um número imenso de mulheres que se debate com este problema. Que Deus lhes dê toda a determinação do mundo para que o vençam, física e psicológicamente.

DÁDIVAS

Quando nos deparamos com a alegria de ter um filho, sentimos que fomos abençoadas com a melhor de todas as dádivas. E quando a dádiva de Deus é a dobrar? Vem a ideia de dois a chorar ao mesmo tempo, sempre duas fraldas a mudar em vez de uma (isto umas 7 a 8 vezes ao dia), um colinho que tem que chegar para dois, alimentar dois ao mesmo tempo, e a despesa... claro, é mesmo tudo a dobrar. Por isso os beijinhos são a dobrar, os carinhos são a dobrar, o amor, se é que é possível, é a dobrar. Quando uma mãe tem por missão esta dupla delícia de cuidar de duas doçuras ao mesmo tempo, ela deve pensar que tudo o que vai receber também será a dobrar. E, se um filho só, já nos dá tanto, como deve ser bom receber tudo de dois ao mesmo tempo.
Linda, parabéns pela prenda deliciosa que recebeste. Esses dois queriduchos vão ser muito amados porque tu vais ser uma mãe muito doce. Adoro-te, primoca. Tudo de bom para ti, para o Tomás e o Tiago e o papá que se prepare, que vai ter bem o que fazer.

Top +

Não é musica, mas soa tão bem ouvir certas notícias...
Os alunos da escola profissional de Gaia usaram brinquedos normais e adaptaram-nos de modo a que eles ficassem acessíveis a crianças com deficiências. Magnífico! É bom saber que o futuro está em boas mãos. Formemos hoje crianças destas - alerta e sensibilizadas para os problemas sociais - e teremos amanhã motivo para nos orgulharmos. Parabéns aos mentores da ideia! Continuem! As crianças, e principalmente as crianças com necessidades específicas, precisam de todo o carinho e apoio do mundo.

6 de dezembro de 2005

ESL teachers - permission and prohibition

"As kids we do what we ought to do, what we're forced to do,
what we're taught to do.
We think what we're required to think, what we're made to think,
not inspired to think.
We say what we're expected to say, conditioned to say,
very rarely what we've elected to say.
We are what we are supposed to be, what we're told to be
and seldom what we've chosen to be.
We do what we should, not what we would if we could."

Ola Pai Natal


Pai Natal,
durante tantos anos esperei sempre que me ouvisses, mas nunca me trouxeste a bicicleta (que acabei por comprar muitos anos depois do pedido), então começo a questionar-me por que será que não me ouves, uma vez que eu até tenho feito os trabalhinhos de casa e tenho tido um comportamento satisfatório (para não dizer excelente, que não quero parecer convencida). Tenho três teorias para o que tem vindo a acontecer contigo. Primeira: O teu governo é semelhante ao nosso e o vosso "Sócrates" anda a fazer cortes orçamentais na fábrica das prendas; Segunda: O problema começa no chefe de governo, mas já está tudo viciado e só recebe prendas quem tem boas "cunhas" (eu sou da família Correia); Terceira: Até és bem fixe, muito justo e cheio de boa-vontade, só que a idade e o frio do Pólo Norte prejudicam-te os ouvidos. Se for esta última teoria a que está correcta, então espero que ainda vejas bem e consigas ler esta minha carta. E não penses que já não tenho idade para te escrever, pois quem escreve é a criança que ainda existe dentro de mim e que nunca se esqueceu da bicicleta.
Perdoo-te todos as faltas do passado se atenderes este meu pedido:
Pai Natal, eu gostava que no teu saco coubesse:
- paz para o mundo - claro!
- melhores líderes governamentais (até podem trazer com eles as suas Monicas Lewinskys, desde que governem bem);
- melhores professores de gestão e economia para ensinarem estes ministros a fazerem bem as suas contas e a distribuirem bem o nosso dinheirinho (é que ele custa a ganhar);
- ministros de educação com o mínimo de conhecimento de causa e, de preferência, que já tenham sido professores contratados, em mini-concursos, e que saibam o que custa ficar à espera;
- saúde para todos, principalmente para os que não podem frequentar clínicas privadas;
- eliminadores de espécies indesejáveis, que eliminem logo à nascença pedófilos e outras espécies que não têm funções úteis na sociedade;
- uns binóculos de longo alcance para o Sócrates, para que ele possa chegar ali ao Parque Nacional da Peneda-Gerês e possa pôr os olhos em Espanha.
Bem, claro que há ainda imenso que eu gostava de receber. Peço-te apenas o que me parece quase impossível de obter e tudo o que me falta eu vou tentar arranjar sem te chatear. Se me trouxeres nesse saco o que te pedi, já te fico muito grata e para o ano estaremos todos melhor. Vais ver que até recebes menos pedidos. É que nós sabemos que também não podemos ter tudo.
Obrigada, Pai Natal.
Assinado: Portuguesa em vias de perder o orgulho nacional.

3 de dezembro de 2005

O TEMPO

"Tão cedo passa tudo quanto passa!
Morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada."
Ricardo Reis
Não fosse eu apaixonada pela poesia de Fernando Pessoa, e, particularmente de Ricardo Reis...
Mas no que eu estava a pensar era mesmo na brevidade da vida, na certeza de um fim para tudo,... e claro que tem tudo a ver com Ricardo Reis.
Dou comigo a tentar muitas vezes encontrar um sentido para as coisas. Às vezes concentro-me demasiado em tentar encontrar um sentido para o fim, mas depressa me lembro que o importante é acharmos um sentido para o início e sabermos depois viver dignamente antes que o inevitável aconteça.
Sendo esse dito fim um dado mais do que adquirido, o melhor é nem pensar muito no momento. Mas sendo um dado ainda mais adquirido o facto de eu ser demasiado persistente, claro que dou voltas e mais voltas, sempre à procura do sentido das coisas. (Teimosa!) Já me devia sentir extremamente grata por me ter sido oferecida a passagem por este lugar extraordinário (e sinto! Que não haja dúvidas quanto a isso), ainda quero saber o porquê disto, a razão daquilo....
Claro que de entre tantas teorias, de tantos momentos de concentração, há sempre grandes resultados, que me chegam (temporariamente) a satisfazer completamente. Descubro, a cada um desses momentos, que esta vidinha sempre vale muito a pena! Tirando as misérias do mundo e os políticos corruptos (e claro a poluição que de certeza é culpa destes últimos - sorte que pelo menos eles proprios sao biodegradáveis - valha-nos isso!) este planeta maravilhoso (esqueçam agora as catástrofes naturais), a Gente que o povoa (esqueçamos a gentinha) e a forma como a nossa posição foi pensada... se nós próprios formos qualquer coisa de jeito, temos sempre alguém do nosso lado. Isso é magnífico. Então, mesmo admitindo um fim, tudo não passa de uma viagem, cujo sucesso depende de quem nos acompanha nela. Não vos parece?

2 de dezembro de 2005

MEU TESOURO JA APRENDE INGLES


A um mês dos seus 5 anitos, o meu filhote tem hoje a sua primeira aula de inglês. Ele está animadíssimo com a ideia, e eu confesso-me orgulhosa deste meu amor que abraça as coisas com tanto ânimo. Boa sorte, filhote! Porta-te bem!

AIDS


O número de mortos e infectados com o HIV aumenta a um ritmo alarmante. A sida é um problema que afecta todas as classes sociais, todas as idades, todo o mundo! Não deixem de fazer o que estiver ao vosso alcance para a prevenir e ajudar a curar. Ajudar é um dever de todos - um dever moral e social.

1 de dezembro de 2005

Terapia de grupo - para algumas mulheres


Há umas "coisitas" que nos atrapalham no nosso dia-a-dia: no trabalho, em casa, no trânsito, nas finanças, na Segurança Social (especialmente), e por aí adiante que se continuasse a lista poderia ser loooonga. Mas são aquelas "coisitas" pequenas que não requerem consultas nem exames médicos, apesar de muitas vezes nos deixarem à beira de um ataque de nervos. O importante é termos por perto aquela receita famosa que só resulta com terapias de grupo. É claro que estou a falar das extraordinárias, fenomenais, fabulosas, esplêndidas, magníficas, queridas - AMIGAS. Eu espero que tenham sempre por perto este remédio de utilidade pública, que, especialmente em grupo, opera verdadeiros milagres.
Antes de continuar com a parte científica desta minha autêntica tese (note-se que é completamente original apesar de todos terem a mesma opinião), quero agradecer a Deus por todos os troços de vida que me fez percorrer (e também auto-estradas, pelas amigas que fiz no Algarve), pois cada um deles me presenteou com verdadeiras relíquias. Este meu blog nem fazia sentido se não servisse para louvar as Amizades que têm feito a minha vida brilhar.
Foram muitas e muito especiais as amigas que fui fazendo ao longo dos anos. Não se sintam ofendidas as pessoas que me são queridas mas que hoje eu não vou nomear. É que há outras pessoas de quem eu gosto muito para além destas.
Correndo o risco de ser uma "fala-barato" (ok. Já sei que já era antes), vou abrir uma frecha na minha memória que me leve aos tempos da escola c+s de Terras de Bouro (hoje 2,3/s Padre Martins Capela). Lá começaram aquelas amizades da adolescência que têm sempre raízes muito profundas, não fosse a adolescência uma idade própria para as amizades eternas. Claro que quem me conhece sabe que eu sou muito sociável, mas eu estou aqui para falar só das verdadeiras relíquias - aquelas amizades que perduram, resistem, ultrapassam obstáculos, e estão sempre lá mesmo que a distância teime em persistir. Pois bem, nesse tempo longínquo, eu conheci a Cristina e a Fátima. Devíamos ter 12, 13 anos. Hoje temos... Bem, temos mais do dobro, não importa quanto. São umas amigas extraordinárias e adoro-as. Cristina, já agora,vê se fazes mais uso do telemóvel.Quero deixar para ela uma mensagem especial pelo momento difícil que está a ultrapassar - força, amiga, estou aí para o que precisares e podes crer que mais um anjo guia os teus passos.
Agora vou avançar para o meu 12.º ano em Braga - Casa Sottomayor (Lar) - onde o meu destino não só se cruzou com uma amiga, mas sim com 6 (eram 7 mas uma perdeu a nossa morada) - Ana Pereira (tens falhado a terapia de grupo como me falham as notas de 100€ na carteira - perdoo-te se vieres ao próximo jantar); Paula Vilas (amigalhaça doida!); Lurdes Rodrigues (a voz da razão no meio da loucura); Amélia Silva (a nossa Lili, tão doce e generosa); Silvia Araújo (sempre depois, mas sempre lá - desculpa, silvia, mas a história das anedotas é demais) e por fim, considerando que os do fim são sempre os primeiros, a minha amiga Anabela Fernandes que merece um louvor especial por ser a mais presente e por me aturar muito, muito - obrigada amiga - és demais!
É aqui que entra a história das terapias de grupo. Os momentos que passamos juntas são autênticas terapias. É de louvar que quase 15 anos depois ainda estejamos aí umas para as outras (devemos ser mesmo bestiais!!!). Bem, eu só desejo que estes nossos jantares, cafés, fins-de-semana... se repitam enquanto tivermos forças para lá estarmos (depois teremos de recrutar motoristas que nos levem, quando tivermos artroses ou a vista nos atraiçoar). Aproveito para agradecer à nossa amiga Lili pelo jantar de Novembro - estava tudo uma delícia! Foste uma querida (também por isso é que tiveste uma prenda!). Continuemos com estas milagrosas terapias de grupo!
A Helena Margarida é uma amiga do meu 12.º ano, mas não do lar. É uma rapariga especial com um dom especial para a escrita(quando fores famosa nao te esqueças das amigas).
Como o meu texto já vai longo (não proibi ninguém de o ler por partes), vou avançar para a Universidade do Algarve - doce nostalgia. Podia deixar umas mil páginas só para me queixar de umas certas des(orientadoras) de estágio, mas o mais importante foram as AMIGAS: Sandra Miguel (obrigada por seres a amiga maravilhosa que és); Cristina Barrocas (és um tesouro difícil de encontrar e sinto-me grata por teres aparecido na UAL - mesmo sabendo que quase morreste de saudades de Palmela. Palmela que é como quem diz Ulisses, mãe, Anaísa, etc...)
Também agradeço à Lília pelos Emails giríssimos que me envia ( e pelo que me aturou durante os anos de universidade)e à Sandra Pina pela parceria nos trabalhos de grupo e pelos jantares em casa dela nas minhas passagens pelo Algarve.
AMIGAS - vocês são do melhor que há!

Henriquecer Facilmente


Depois do meu fenomenal "Hello" para primeiro posting, não me ocorre nada melhor para iniciar este meu blog, do que falar daquilo que preocupa meio mundo e o outra parte dele - a riqueza.
Então, e já que todos os dias nos preocupamos em enriquecer, não posso deixar de fazer este anuncio que serve jovens de idade ou de espirito.
És jovem(de idade ou de espírito)? Procuras o primeiro emprego, ou já vais no 10.º e preparas-te para outro? Tens dinamismo? Espírito empreendedor? Estás com disposição para "meter" mãos à obra e começar a ser MUITO útil à sociedade? Desejas aumentar a tua auto-estima, o teu valor pessoal? Queres de facto enriquecer agora ou preferes esperar a reforma incerta e certamente miserável? (Se és "afilhado" de algum político muito influente, esquece esta parte porque a tua reforma pode ser mesmo "big"). Se tens realmente ambições de enriquecer já lê com atenção - VOLUNTARIADO. Com certeza que já ouviste falar, só nunca pensaste na riqueza a que o voluntariado está associado. Pois é.O dinheiro está longe de ser a maior bem. Trabalhar sem esperar em troca mais do que alegria, bem-estar e reconhecimento por parte de pessoas a quem o teu pouco tempo parece o maior tesouro do mundo, é muito, muito, mesmo muito ENRIQUECEDOR.
Inscreve-te já num hospital, instituição de caridade ou Cruz Vermelha. A necessidade está sempre mais perto do que possas pensar.
Espera em troca uma mão que aperta a tua, um sorriso terno de quem pouco sorri, um aceno de quem não fala mas sente, uma lágrima de comoção pelo teu carinho... Depois diz-me se valeu ou não a pena quereres hoje tornar-te uma pessoa mais RICA.