14 de março de 2007

Arte II



Deixo-vos com mais dois quadros, desta vez a pedido de uma amiga muito querida. (Lu, estes são para ti! bj)


"A Ronda da noite" (1642) de Rembrandt



Esta pintura foi realizada para a companhia dos arcabuzeiros, destinada à grande sala do quartel da Guarda Civil. O protagonista da cena - em primeiro plano, vestido de preto - é Frans Banning Cocq (1605-1655), personagem muito conhecida em Amesterdão, a quem foi concedida a honra de comandar uma campanha da Guarda Civil, retratada no quadro.
Vêem-se retratadas 28 personagens, para além das três crianças e de um cão. Reconhece-se a identidade de 18 personagens, enquanto, por outro lado, as figuras refulgentes das meninas em dourado são bastante enigmáticas.
Os contrastes muito fortes de luzes e sombras conferem ao conjunto um carácter extremamente dinâmico, realçado pelo movimento inerente à composição, na qual existe uma série de eixos diagonais.
Fonte: Museu de Rijks, colecção Museus do Mundo
"Rapariga à janela" (1925) de Salvador Dali
Não sendo Dali um dos meus pintores favoritos, aprecio a beleza deste quadro, que se afasta da excentricidade própria do artista. Este quadro é da sua fase inicial.






1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado amiga por atenderes ao meu pedido.

A ronda da Noite é um quadro de rara beleza, como tos os de rembrant.

" Rapariga á Janela" é uma das minhas obras de arte prefrida, tb não aprecio o Surrealismo, mas esta obra não é surrealista porque o " ÉUGÉNIO SALVADOR DALÍ" pintou este quadro antes de oficialmente se juntar ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse.

LU