6 de março de 2007

Arte



As Meninas (1656)de Velasquez

«O Pintor, ligeiramente afastado do quadro, contempla o modelo; talvez se trate de dar um último toque, mas também é possível que ainda não tenha aplicado a primeira pincelada. O braço com que segura o pincel está voltado para a esquerda, na direcção da paleta, e detém-se, um instante entre a tela e as cores.....» Michel Foucault, As Palavras e as Coisas, Portugália Editora, Lisboa, 1966, p. 17.





Venus olhando-se ao espelho (1649-51) também conhecido como The Rokeby Venus de Velasquez. É o único nu feminino que se conhece do famoso pintor espanhol.








A criação de Adão (1508-1512) de Michelangelo

“A Criação de Adão”, painel estupendo com 5,70 m de largura e 2,80 de altura em que é mostrada a criação do primeiro homem, por Deus, através do toque entre os dedos do Criador e de Adão, emociona pela leveza e pela força. O quadro mostra Deus deslizando pelo ar, rodeado por um séqüito de anjos estendendo a mão em direção à figura de Adão, que ainda parece carecer de um sopro de energia. Os pigmentos usados são de uma beleza incomum. Michelangelo demorou três semanas para terminar esse afresco. Quando Júlio II o viu, apontou para a figura que representava Deus e perguntou a Michelangelo: “É assim que você O vê?” A pergunta deixa a impressão que o papa pensava: “Se ele O vê assim, Ele deve ser assim”. “A criação de Adão” é talvez, a figura mais reproduzida de todos os tempos. É difícil encontrar alguém que ainda não tenha visto o célebre desenho dos dois dedos prestes a se tocar. Um esboço da figura de Adão, num pedaço de papel de 19 x 26 cm foi preservado. (excerto retirado de Portal Itália)

4 comentários:

Anónimo disse...

Já tive a sorte de ver duas das 3 pinturas que colocaste no blog. De facto viajar e ver coisas dá-nos uma bagagem cultural enorme e abre-nos os olhos para muitas coisas.

Rui

Anónimo disse...

Miga, um post dedicado a Arte!!!

"As Meninas" já tive o privilégio de o observar a 2m de distância.É uma das minha obras de arte preferidas do sec XVII. Até o Picasso não resistiu e reproduziu o quadro, mas ao seu estilo... que está exposto no museu do Picasso em Barcelona.

PS: Posso fazer um pedido???
podias colocar duas pinturas lindissimas no teu blog

"A ronda da Noite" de Rembrant e " Rapariga de pé à janela" de Salvador Dalí.

Especialmente a última que eu já tive o provilégio de ver no museu de arte contemporânea rainha Dona Sofia em Madrid.

Lurdes

Unknown disse...

Amiga, o teu desejo é uma ordem. Quando uma amiga como tu pede uma coisa tão simples, como não o fazer? bj e obgda pelas visitas.

Anónimo disse...

agora até no meu blog sou maria isabel. estou mm danada com isto. k aconteceu ao meu nome??