20 de junho de 2008

Final?

Hoje é um daqueles dias em que me invade o sentimento de missão cumprida. Alegro-me por cada passo que dei, cada rosto que beijei, cada sorriso que partilhei, cada palavra dócil ou cada repreensão que escolhi, em determinado momento, dar; alegro-me por cada palavra que ouvi dizer, por cada jogo que ensinei, por cada incentivo que fui conseguindo dar; alegro-me pelos beijos ternos que dei e recebi, por cada mão que segurei, por cada desenho que recebi como se do maior presente se tratasse; alegro-me pelas suas alegrias, que tão, genuinamente, manifestam, pelas aprendizagens que conquistam, pelos passos, que às vezes, a custo, vão sendo dados... como se tudo fosse uma aventura, onde aos poucos vamos vencendo os obstáculos.

E, no entanto, hoje é um daqueles dias em que, inevitavelmente, a tristeza me invade, pela saudade antecipada dos seus risos, dos barulhos ou dos silêncios de ouro que todos sabíamos apreciar nos momentos exactos, das tarefas que se executaram com tanto empenho, do entusiamo estampado nos rostos que me invadiam de uma satisfação plena; das confidências, dos pequenos "dramas" de amor e outros menos felizes; de ouvir o "hello, teacher. How are you?" (com uma pronúncia tão perfeita que me deixava orgulhosa)...

Mas este dia tem-se repetido ano após ano, e as lágrimas comovidas lá teimam em cair, porque são a súmula de dias de muita partilha, muito entusiasmo, muita satisfação... E há sempre a esperança de voltar a encontrar muitos deles no ano seguinte para dar continuidade ao trabalho feito e para conhecer turmas novas e fazer novo empreendimento.

Para aqueles que terminaram o primeiro ciclo e vão agora para o 5.º ano, fica a esperança de que vão aparecendo para matar saudades e o desejo de que o meu papel nas suas vidas tenha sido, de facto, tão importante como o deles o foi na minha.

Que privilégio poder trabalhar com paixão!

Um obrigada a todos os alunos da EB1 da Sé, que fizeram parte da minha vida. Um obrigada especial às turmas que partilharam comigo os dois últimos anos. E, lembrem-se de como é importante a mensagem de final de ano do 4.º K - "We'll be Together! Always Together!"

A todos os pais que me fizeram sentir importante, que valorizaram o meu trabalho com as crianças - Obrigada! É tão importante o reconhecimento do nosso trabalho...

Deixo aqui fotos de alguns trabalhos que foram feitos ao longo do ano.


Boas Férias!!!







O 4.ºL fez um trabalho espantoso sobre o Ambiente. Pena não o poder deixar aqui na íntegra. Tenho a certeza que ficariam surpreendidos com o trabalho realizado por estas crianças de 8, 9 e 10 anos.



5 comentários:

Jorge Pessoa e Silva disse...

Como eu te invejo Jacinta. Como invejo a tua missão e a paixão que colocas em cada coisa que fazes. Como invejo a importância que tens para quem ainda bebe tudo o que lhes podes dar. E como me orgulho de ti.

Beijinho

Jacinta Correia disse...

Obgda, Jorge, pelo carinho e amizade que pões em cada palavra que me dedicas. A tua amizade tem um papel especial na minha vida. Bj

apleman disse...

Ser Professore(a) umas das mais importantes profissões do mundo...
Parabens...

Anónimo disse...

Quaisquer palavras que se usem soarão desafinadas. A paixão, os mil sentimentos estão no texto, quem não se emociona na sua leitura jamais entenderá a paixão, a partilha, o orgulho de ser e fazer feliz.

Å®t Øf £övë disse...

Jacinta,
A vida é feita de ciclos que se renovam. E como o tempo parece voar, já estás com toda a certeza a iniciar mais um ciclo com novos alunos. Espero que no final deste ano que agora se inicia o balanço venha também a ser positivo.
Beijinhos.