26 de março de 2007

Santiago de Compostela






A capital da Galiza é mundialmente famosa pela sua fachada barroca. Mas, de certeza movida pelos livros que li (principalmente de Paulo Coelho), pessoalmente, a ideia de Santiago prende-me pelo misticismo de que está carregado o tão famoso "Caminho de Santiago". Finalmente, neste último final de semana, fui cumprir o meu objectivo (há muito determinado) de visitar a catedral. Impressiona pela sua imponência, pelas características de um estilo que prende a admiração de quem a olha, pelo espaço envolvente, os passeios em pedra, a ausência de trânsito nas pequenas ruas e nas praças amplas. Um espaço que convida, sem dúvida, à oração, à introspecção, ao silêncio...



Deixo-vos algumas das fotos que lá tiramos.



7 comentários:

Anónimo disse...

Santiago de Compostela

Uma cidade fascinante, como todas as cidades galegas que já tive o privilégio de visitar...Esta fascina-me principalmente pelo culto religioso que a envolve.

O culto ao Apostolo S. Tiago Maior, aquele a quem foi destinado, após a morte de Jesus Cristo levar a palavra de Deus aos povos que habitavam Hispânia.

Quando morreu foi levado numa barca até a Iria Flávia, onde ficaram os seus restos mortais durante séculos…Foi descoberto por um pastor que viu uma chuva de estrelas (Compostelas) a cair sobre o seu túmulo….daí a origem do nome…. Santiago de Compostela. O Corpo foi transladado até ao local onde foi edificada uma catedral em sua homenagem para lhe poderem prestar culto povos de todo o mundo.

A mensagem foi passando e povos de todo o mundo percorreram milhares de Kms a pé ou cavalo, para visitarem o túmulo do apóstolo.

Em 2005 fiz o caminho Português de Santiago…uma experiência que jamais esquecerei.

Lu, Peregrina do Caminho de Santiago

Jacinta Correia disse...

obrigada amiga (Lu) pelo testemunho. Sei bem o que representou para ti essa caminhada e admiro-te por te teres lançado a tal desafio. Tenho a certeza que foi um momento inesquecível e rico em emoções.

Padre Vítor Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Padre Vítor Magalhães disse...

Sem dúvida que a Europa está marcada por uma matiz cristã,...

Mago dos sonhos disse...

Saudações!

Um encanto, fascinante e poderosa cidade, da qual, o Mago por lá teve o privilégio de visitar. O Mago deseja-te, um agradável e repousante fim de semana.

Sonhos Mágicos

Kalinka disse...

Páscoa é ressurreição.
Ressurreição é :
Reflexão...
Mudança...
Recomeçar...
Páscoa é transformar...

Transformar uma Vida, antes sem esperança nem alegria, em uma vida cheia de esperança na busca da realização dos nossos sonhos.
É preciso recomeçar de novo, e novamente e quantas vezes for necessário, para que todos os nossos sonhos sejam transformados em realidade.

Feliz recomeço!

Convido-te a «espreitares» os meus 2 coelhinhos da Páscoa!!!
Beijos e abraços.

Nota:também fui ver o filme com o HUGH GRANT, foi divertido, ri-me imenso.

Mago dos sonhos disse...

Saudações!

Ser do encanto, o Mago deseja-te uma Santa e Feliz Páscoa...

Sonhos Mágicos